Páginas

Número total de visualizações de páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

"O Mistério das coisas erradas"


"O Mistério das coisas erradas"

Mais um livro da escritora Fátima Marinho, lançado hoje na FNAC, em cujas livrarias irá ficar à venda e que eu aconselho vivamente a todas as familias em cujo seio haja ou não crianças porque as crianças são o maior e melhor investimento de uma sociedade e, por consequência, de todos nós.

Na linha da sua preocupação com as crianças todas, a Fátima Marinho, vem dar pistas e reflexões que nos podem ajudar a ajudar as crianças a crescer melhor: as que já parecem ter tudo ou quase tudo para chegar lá, mas para ajudar, principalmente, as que estão em situações diferentes em termos de oportunidades, naturais, ambientais, sociais, as mais carenciadas, de apoios e atenções.

Todos sabemos sobejamente que existem muitas organizações e associações que protegem e acompanham crianças, que necessitam de acompanhamento diferente, especial, outras porque se encontram em risco, em variados riscos. Mas, nós até sabemos disso e como tal descansamos, depois de até comparticipar e pronto, porque alguem pensa alguem age por nós.
A Directora da fundação do Gil, Margarida Pinto Correia que escreveu o prefácio do livro "O mistério das coisas erradas", alertou ali, de forma muito clara e eloquente, de quem no terreno vive e sente os problemas e dramas de muitas crianças carentes, sublinhando o papel destas instituições.

É para esta consciencialização que a escritora Fátima Marinho tem escrito e alertado, na forma como coloca esta questão pedagógica e humana, social, afectiva e correctiva, na sua "intranquilidade e manifesta incapacidade de resignação face às «coisas erradas» "
como sublinhou a seu respeito a Directora dos Serviços de Educação Especial da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, face às situações que carecem ser olhadas de frente e com vigor o que a autora vem fazendo de há muitos anos a esta parte.

Hoje, eu considerei um tempo investido com um proveito que não tem preço. E foi, não só pela forma tecnicamente perfeita da apresentação, exemplar, mas pela temática do livro e pela forma dignificante como está tratado, pela autora e por todas as pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma na sua feitura e lançamento.

Eu já conhecia, ainda que de forma virtual, a Fátima Marinho, através da leitura de seus postes na blogosfera. A sua escrita escorreita e sem rodeios deixava adivinhar uma personalidade forte e que neste lançamento tive a oportunidade de confirmar e conhecer um pouco mais. Depois, a Fátima Marinho, é mesmo muito bonita exteriormente, como interiormente já se adivinhava.

Por favor leiam os seus livros:
"À procura de um Lugar"
" Mistério das coisas erradas", cujos direitos de autor revertem, integralmente, para a Fundação do Gil.
Posted by Picasa

3 comentários:

Olinda disse...

Olá Daniela

Não sabia que tinhas um novo blogue.
Gostei muito deste post. Em primeiro lugar porque a Fátima é uma das minhas melhores amigas desde há vinte e tal anos... desde que tínhamos 20 anos. Em segundo lugar porque é uma grande escritora de emoções e poeta de mão cheia.
Beijinhos

Maic disse...

Esqueci dizer que o livro é acompanhado de dois CDs.

cris disse...

Vou colocar um link no meu blog deste seu post, espero que não se importe. Boas leituras!
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com