PR apela à unidade e coesão em Portugal e na Europa......!
O Presidente da República, Cavaco Silva, deu hoje ao país e até à UE um exemplo de coesão e unidade, ao juntar à sua volta, nesse espírito de "dar as mãos" pelo país, os seus antecessores. Numa mesma voz, apelaram à Solidariedade Europeia e respeito pelos países que estão e venham a estar em dificuldades.
Lembraram-lhes que tanto a Grécia, como a Irlanda, como Portugal já prestaram grandes serviços ao contribuírem cada um no que lhe era intrínseco para a construção da Europa em todo o seu espectro, nomeadamente, o cultural, o económico e o pacifico. Mário Soares lembrou-lhes, e bem, que por tudo isto bem mereciam serem tratados com maior respeito pelas instituições financeiras internacionais.
A paz e a segurança apoiados nas Forças Armadas e no exemplo dos militares, capitães de Abril, que acreditaram que era possível ao lançarem-se e ao concretizarem o sonho de acordar de um passado sombrio, estiveram ali com a presença de Ramalho Eanes, a lembrar-nos que é possível e é desejável, continuar a sonhar com a liberdade e a democracia de forma pacífica, mas solidária.
A frontalidade e a simplicidade, mas penetrantes, da mensagem de alerta e de apelo a todos os palcos da Nação, estiveram ali nas palavras de Jorge Sampaio.
Gostei destas comemorações do Dia 25 de Abril, em que, apesar de todas as diferenças, certamente próprias e saudáveis de uma democracia, ali estiveram mais perto fisicamente e institucionalmente todos os partidos e todas as instituições activas e empenhadas, dadas as suas posições e responsabilidades, acompanhando, institucionalmente, o gesto do Presidente da República.
Seria muito salutar que todos nós tentássemos fazer a leitura adequada e fazer esse esforço de, com as nossas próprias diferenças e valores assumidos de verdade e sem egoísmos e interesses imediatos, soubéssemos corresponder ao apelo dos homens de saber e de experiência feita que finalmente nestes últimos tempos decidiram dar a cara e colocar-se ao dispor pelo interesse nacional.
Esperemos que as eleições que se avizinham, sejam resultante de uma mensagem de verdade de realismo, de compreensão da situação económica e social do país, e desta modo, de respeito pelos votantes..
Posted: segunda-feira, 25 de Abril de 2011 13:52 por portocego Editar
Arquivado em: unidade., Comemorações do "25 de Abril de 74, coesão [Editar Tags
Sem comentários:
Enviar um comentário